"O Preconceito"
Nos dias de hoje ainda existe muito preconceito, porque as pessoas não sabem relacionar-se com diferença. De certa forma, todos nós somos preconceituosos porque olhamos os outros a partir de nós próprios, achando que somos superiores.
Julgar os outros sem os conhecermos é um sinal de preconceito; por exemplo, o modo de vestir, de falar, a raça, o aspecto físico, a maneira de pensar, a religião professada, são muitas vezes a razão pela qual as pessoas são julgadas por serem diferentes, tornando-se vítimas de preconceito.
Todos nós nos devemos respeitar e nunca fazer pouco de ninguém nem considerá-las inferiores por não serem completamente iguais a nós.
Julgar os outros sem os conhecermos é um sinal de preconceito; por exemplo, o modo de vestir, de falar, a raça, o aspecto físico, a maneira de pensar, a religião professada, são muitas vezes a razão pela qual as pessoas são julgadas por serem diferentes, tornando-se vítimas de preconceito.
Todos nós nos devemos respeitar e nunca fazer pouco de ninguém nem considerá-las inferiores por não serem completamente iguais a nós.
Texto realizado por toda a turma na aula de Relações Interpessoais.
22 Comments:
At 10:19 PM, Anônimo said…
E se eu gozarem comigo por eu ser diferente, isso serve de justificação para eu gozar com outros que também são diferentes?
O que devo fazer quando gozam comigo por eu ser diferente?
Anabela Rosmaninho
At 12:27 PM, Anônimo said…
Não devemos cometer os mesmos erros que os outros,porque se não gostamos que sejam preconceituosos connosco tambem não devemos ser com os outros.
Não deve ligar porque todos somos diferentes,mas todos com o mesmos direitos.
At 1:03 PM, Anônimo said…
Eu sou natural de S.Tomé, e vivo cá em Portugal há 3 anos.já fui vítima de preconcento em várias situações, pela raça, pela forma de ser e maneira de vestir.Senti-me muito mal e por isso tento nunca ser preconceituosa.
At 1:05 PM, Anônimo said…
Eu um dia já fui preconceituosa.
Uma vez, na minha rua veio uma rapariga nova, e eu não gostava dela pela forma de vestir, e de falar. Então houve uma vez que ela tentou falar connosco mas eu virei-lhe as costas e nem lhe dei ouvidos e fui-me embora. Mas se fosse hoje em dia eu já não faria o mesmo porque não se faz aos outros o que não gostamos que nos façam a nós.
Sara Fernandes
At 1:10 PM, Anônimo said…
Eu já fui vítima de preconceito na escola fui gozada por me vestir mal, pelo meu cabelo. Nunca gozei com ninguém.
Sónia Pinto
At 1:14 PM, Pestinhas said…
O comentário anterior é da autoria da Áurea.
At 1:17 PM, Anônimo said…
Eu ja fui preconceituosa.
Foi na minha antiga escola, uma moça era muito gorda e vestia-se de uma maneira esquisita para além de ser convencida.
Mas acho que fui um bocadinho injusta porque nao se deve gozar com os outros só por serem diferentes.
Sandra Parrinha
At 1:27 PM, Anônimo said…
Eu ja fui preconceituosa com uma minha colega.Ela era cigana e cheirava muito mal,e eu não gostava nada dela.Eu prometo nunca mas fazer.Lidivina
At 9:40 AM, Anônimo said…
Eu já fui preconceituosa,e também já fui vitima várias vezes.Eu acho que na turma há muito preconceito.Eu agora acho que ninguém deve ser preconceituoso com ninguém,até porque somos todos diferentes!!=)
Patrícia Correia
At 9:44 AM, Anônimo said…
Eu ja fui vitima de preconceito há uns anos atrás eu era muito gorda e gozavam comigo,entretanto emagreci mas mesmo assim chamavam.me gorda só para implicar mas felizmente isso passou,às vezes sou preconceituosa mas sem verbalizar.Afinal todos nós temus um ponto de vista diferente de cada pessoa.
Ana claudia
At 9:45 AM, Anônimo said…
Eu ja fui preconceituosa com a minha stora de Babysitting.
Antes de a conhecer, não gostava dela porque ela gritava connosco, mas agora que ja a conheço melhor acho-a muito "fixe" e sei que ela gritava connosco porque "curtia" de nós!! =)E agr damos-nos "bué" bem!!! =p
Sílvia
At 9:48 AM, Anônimo said…
Eu já sofri cenas de preconceito.Nunca tinha sofrido antes e quando sofri senti o que os outros sentiam quando sofriam.
Eu sou de raça negra e tenho muito orgulho em ser. Já sofri muito por causa disso, andei numa turma que eu era a unica de cor e eles nunca andavam comigo falavam mal de mim e eu odiava isso. Andava sempre com pessoas de outras turmas que pelo menos gostavam de mim e eram meus amigos. Só que depois a professora falou com eles e desde aí eles falavam comigo e andavam sempre comigo quando fiz anos fizeram- me uma festa. Agora sinto muito a falta deles e acho que foi a melhor turma que tive até hoje. Jacqueline
At 10:57 AM, Anônimo said…
Minhas meninas...
O preconceito existe sempre que tecemos juízos de valor sobre alguém, baseando-nos no seu aspecto físico ou em algo que ouvimos sobre essa pessoa, sem de facto a conhecermos. Acontece muitas vezes, pelo que todos temos que estar atentos para não temos atitudes preconceituosas. O preconceito pressupõe uma visão dos outros a partir de mim próprio, isto é, em que se assume que eu sou melhor que o outro, seja pela forma de vestir, de ser, de raça, religião etc.
Todos temos muito a aprender uns com os outros, é pelo contacto com pessoas que pensam de forma diferente de nós que podemos crescer e enriquecer o nosso mundo de experiências e valores.
Esta turma tem aprendido muito sobre o Respeito pela Diferença, embora haja sempre mais e melhor a fazer.
Gosto muito de cada uma de vocês... e ainda bem que são todas diferentes, com personalidades, sensibilidades, experiências, valores, raça... esta diversidade que encontramos aqui na turma, é um excelente «ensaio» para o mundo que vos espera lá fora. Nem sempre é fácil lidar com a diferença, nem sempre concordamos com o outro, o importante é aprender a respeitar essas diferenças.
Anabela Rosmaninho
At 11:03 AM, Anônimo said…
Preconceito...Preconceituoso... Aonde?... Quem?...e com quem?
Que os vossos depoimentos sirvam para melhorar a situação.
Xau.
João Pedroso.
At 11:22 AM, Anônimo said…
Queridas meninas, entrei agora no vosso blog, e vejam bem que até gostei. Olhem que fui pressionada a entrar no blog pelos profs. Anabela e João. Eu também sou vítima de preconceito, os meus colegas acham que eu não pesco nada de computadores e estão sempre a gozar comigo.Sou muito mal tratada e espancada na sala de professores. Um grito de alerta para a denúncia desta situação ultrajante.
Isto é a brincar, mas na verdade eu sou mesmo anti-computador, mas esforço-me pelo amor que nutro pela turma e colegas. Beijinhos, Rosália
At 6:33 PM, Anônimo said…
Olá meninas!
Aqui estou tal como prometido.
Gostei bastante de ler os vossos textos.
Por vezes o preconceito não nos deixa ver o que de melhor existe nos outros e vocês estão a ser uma agradável surpresa dia a dia, aula a aula.
Continuem a surpreender-me mostrando o melhor de cada uma.
Surpreendam-me que eu gosto...
É verdade e a propósito eu não sou uma das que faz "mal " à professora Rosália pois desejando estou eu que não descubram que o computador para mim é ainda um "bicho de sete cabeças" em muitas situações, embora já o saibam, enfim.
Agora descubram quem eu sou.
Beijinhos....
Se descobrirem de quem é o texto revelem na próxima aula.
At 6:02 PM, Anônimo said…
É com muita tristeza,que escrevo isto a minha colega se vai embora da turma e da escola vitima de maus tratos em casa.Meu deus do céu qual é a causa para tanta,violência neste mundo nos dias de hoje... Pessoas que tenhem este tipo de comportamentos, não tem coração muito menos sentimentos.BEIJOS......
At 12:16 PM, Pestinhas said…
O comentário anterior é da autoria da Lidiviña.
At 2:08 AM, Anônimo said…
Gostei muito deste espacinho de descobertas e confissões.
É tão bom poder ser lido por muita gente, até por uma estranha como eu que, mesmo sem vos conhecer, vou-me ligando às vossa ideias, que aprecio e incentivo.
Há que aceitar o OUTRO... e sabem porquê? Porque cada um de nós é também o OUTRO, pois o mundo não gira só à nossa volta.
Que bom que era se a palavra ACEITAR fosse aprendida e pronunciada por TODO O MUNDO!
Vou ser vossa visita assídua, prometo.
Anabela Soares
At 5:57 PM, Anônimo said…
Preconceito? Quantas vezes os preconceitos não são mais do que meros resultados da baixa auto-estima, da infelicidade, da falta de amor?
São tantas as pessoas preconceituosas que nos rodeiam... que pena são tão infelizes!!
At 9:55 PM, CIDE said…
Nós tratamos este Tema na nossa Turma. Seria até interessante trocarmos impressões.
Os temas da discriminação e da diferenciação são temas da nossa actualidade, que merecem atenção e reflexão.
Podem visitar o nosso Blog. Um dos Grupos de trabalho está a investigar a problemática da Identidade e das Diferenças Culturais.
At 7:14 PM, Anônimo said…
Meus colegas me batem e espancam apenas por eu ser calado e bom aluno. Ainda por cima me violam em casa. Luís Alves
Postar um comentário
<< Home