PESTINHAS

Nós somos do 2ºCEFA da Escola Secundária Augusto Cabrita, estamos no curso de Acompanhante de Crianças. Escolhemos este nome porque os professores dizem que somos umas pestinhas...e nós concordamos e achamos o mesmo dos professores =)

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Vínculo Filho/Mãe



A relação entre Pais e Filhos é determinante na formação da personalidade do indivíduo, bem como na sua inserção na sociedade. A auto-estima, a interiorização das normas sociais, a relação mais ou menos conflituosa que se estabelece entre o Eu e o Outro, o Eu e o Corpo, estão intimamente ligados ao vínculo construído na primeira infância.
Situações específicas podem funcionar como factor condicionador, nomeadamente a depressão pós parto, situações económico sociais mais desfavoráveis que impliquem o afastamento dos progenitores, são algumas das mais frequentes.
A consciencialização da frequência com que estas situações ocorrem, pode contribuir para a sua relativização e para um crescimento saudável. Partilhar experiências, opiniões é também perceber a complexidade inerente ao crescimento, à maturação do Ser Humano.

«Fui retirada da minha mãe quando era pequena e por isso não sinto o amor dela mas o amor do meu pai é suficiente. Apesar disto, mantenho o contacto com a minha mãe.» Lidivina

«Eu não conheço o meu pai mas como fui criada também pelos meus avós sinto que tenho duas mães e um pai.» Áurea

«Vivi com os meus avós até aos quatro anos, altura em que passei a viver com os meus pais; às vezes sinto que sou um bocadinho injusta com eles. Sinto muitas saudades da minha avó e ela vai ter sempre um lugar muito especial no meu coração.» Sandra

«O vínculo Filho/Mãe é muito importante. Eu, por exemplo, quando nasci, a minha mãe teve uma depressão pós-parto de modo a rejeitar-me e foi o meu pai a dar-me todo o carinho. Ainda hoje, com dezasseis anos, tenho uma ligação mais forte com o meu pai do que com a minha mãe.» Ana C.

«A minha mãe passou muitas dificuldades para me ter e educar e por isso sinto um grande orgulho nela. Apesar de não conhecer o meu pai biológico, eu sinto que pai é quem dá amor e está presente, por isso eu tenho um pai de quem gosto muito.» Sara

«Eu estabeleci uma relação muito próxima com a minha avó e com a minha tia e por isso sinto que elas são uma bocadinho minhas mães também.» Patrícia

«Eu acho que a relação entre pais e filhos deve ser próxima durante toda a vida. Os pais devem sempre estar presentes, terem tempo, calma e abertura para os filhos. » Sílvia

«Nem sempre o papel de mãe é desempenhado pela própria, muitas vezes pode ser outra pessoa a dar o amor de mãe.» Sónia

Texto conjunto redigido na aula de Babysitting

3 Comments:

  • At 2:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    o vinculo entra mãe e filho é muito forte e tanbem muito inportante.Como eu já tinha dito eu não tenho razão de queixa da minha mãe.Gosto muita dela sei que as vezes temos dezavensas mas isso passa.É só isso que eu tenho para dizer.

    Sara Fernandes

     
  • At 3:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    a relação entre a mãe e um filho é muito importante.....se uma mulher ao ter uma criança tiver uma depressão pós-parto, pode ser muito prejudicial para a criança mas também para a mãe...
    a criança não se sente amada e vai precisar de carinho.

    Ana Cláudia

     
  • At 3:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    A Família é uma coisa que não se escolhe. Para o bem e para o mal aquela que temos é aquela com quem temos de conviver.
    O que normalmente pensamos é que um dia, quando for a nossa vez, talvez possamos fazer melhor, mas isso são sempre coisas que não dependem só de nós.
    Era bom que o mundo fosse perfeito e que nós também fôssemos perfeitas mas há coisas externas que interferem connosco, com a nossa situação económica, com os nossos afectos e a com a nossa saúde física e mantal...
    O que vos deixo aqui como mensagem é que devem fazer sempre o possível por agir de acordo com os valores que vos transmitiram as pessoas que vos criaram, porque de certeza que foram os melhores.

    Anabela Soares

     

Postar um comentário

<< Home