PESTINHAS

Nós somos do 2ºCEFA da Escola Secundária Augusto Cabrita, estamos no curso de Acompanhante de Crianças. Escolhemos este nome porque os professores dizem que somos umas pestinhas...e nós concordamos e achamos o mesmo dos professores =)

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Entrevista



Decidimos fazer esta entrevista à professora de Babysitting que tem 38 anos e um filho com 14.

Áurea - O que é para a senhora ser mãe?


Prof. - É uma responsabilidade muito grande mas também uma enorme felicidade. Pode-se ser mãe de muitas formas pois ser mãe é acima de tudo amar, cuidar, por isso este sentimento de ser mãe ultrapassa o aspecto biológico.


Lidivina - O que sentiu ao saber que iria ser mãe pela primeira vez?


Prof. - Eu já sabia mesmo antes de fazer o teste de gravidez, mas quando tive a confirmação houve um momento de choque em que os sentimentos foram tão avassaladores que me senti congelar. Depois a felicidade foi enorme já que era uma gravidez programada, mas senti sempre medo da responsabilidade de partilhar o corpo com um bebé.


Sara - Depois do parto sentiu alguma insegurança ou medos relativamente ao facto de ser mãe?


Prof. - Sim, senti muito medo, principalmente por o bebé não trazer livro de instruções e eu não saber o que fazer quando ele chorava. Recordo-me que a ansiedade que sentia era pelo receio de cometer algum erro que pusesse em causa o bem estar e a saúde do meu filho.


Sílvia - Qual a sensação de estar grávida?


Prof. - Nos primeiros tempos algumas mulheres sentem um certo mal estar e indisposição, eu só sentia fome e sono. Depois tudo se altera quando se começa a sentir o bebé, ele espreguiça-se, dorme, e nós sentimos tudo isso; esta é uma altura mesmo mágica e eu passava horas a olhar para a barriga e a falar com o meu filho.


Sandra - O que é mais difícil para a mãe durante a primeira infância?


Prof. - Para além dos receios naturais de quem é mãe pela primeira vez, o mais complicado é lidar com as cólicas do bebé, pois ver sofrer o bebé é a pior dor.


Patrícia - O que é que a mãe sente quando se afasta do filho por algum tempo?


Prof. - Depende, se for só para ir ao cinema até é bom. Se a separação for imposta então tudo se complica e o medo que se sente é inexplicável.

9 Comments:

  • At 9:49 AM, Anonymous Anônimo said…

    Fiquei mais esclarecida com a resposta que a setora me deu.
    Entendi que todas as mulheres grávidas tem as suas inseguranças.

    Sara Fernandes

     
  • At 8:44 AM, Anonymous Anônimo said…

    Agora tenho a certeza que ser mãe
    não é nada fácil, tem que se ter muitos cuidados.
    Mas também tenho a certeza que é a maior alegria do mundo.


    Sandra parrinha

     
  • At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    eu gostei muito da entrevista que as minhas colegas escreveram eu agora veijo as dificuldades das mães


    Sónia pinto

     
  • At 9:06 AM, Anonymous Anônimo said…

    Acho um bocado assustador,porque é uma coisa nova para á mulher ser mãe pela a primeira.Mas também deve ser muito bom.
    lidivina Amaral

     
  • At 9:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    Acho um bocado assustador,porque é uma coisa nova para á mulher ser mãe pela a primeira.Mas também deve ser muito bom.
    lidivina Amaral

     
  • At 9:21 AM, Anonymous Anônimo said…

    Todas as mulheres antes de terem filhos têm de pensar primeiro porqu
    Para ser mãe eu acho que é uma responsabilidade muito grande mas também uma enorme felicidade. Pode-se ser mãe é a cima de tudo amar,carinho cuidar por isso este sentimento de ser mãe ultrapassa tudo

    Aurea quaresma

     
  • At 2:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    O tema é secular mas sempre pertinente. Por isso vos saúdo a iniciativa, ainda por cima traduzida em «viva voz», por uma mãe. Acho, porém, que também poderiam ter aproveitado a oportunidade para recolher da mãe entrevistada, e sem desvirtuar o tema principal do trabalho, a opinião sobre o papel e o lugar do pai naquela relação mãe-filho(a) ou no espaço mais alargado da família. Um pequeno apontamento, quase de mera presença, tornaria o trabalho mais completo. De resto, tudo muito esclarecedor e, sobretudo, com vida!
    Continuem! Qual o próximo tema? Estou ansioso.
    Beijinhos e abraços

     
  • At 10:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    acho muito bonito que vocês vão tomando consciência da importância dos afectos e escrevam aqui as vossas emoções e sensações.
    Isto é crescimento e é bom que ele seja saudável e bem acompanhado.
    beijinhos para todas e para a professora também.

    Anabela Soares

     
  • At 9:45 PM, Blogger CIDE said…

    Li e gostei do vosso Blog. É um bom exemplo de um trabalho que esclarece vários temas e que, por outro lado, é agradável de ler.
    Parab´nes!

    Luís Mourinha

     

Postar um comentário

<< Home