PESTINHAS

Nós somos do 2ºCEFA da Escola Secundária Augusto Cabrita, estamos no curso de Acompanhante de Crianças. Escolhemos este nome porque os professores dizem que somos umas pestinhas...e nós concordamos e achamos o mesmo dos professores =)

quarta-feira, setembro 26, 2007

A criança e a Ama - Testemunho



Duas colegas da turma, a Sara e a Sílvia, tiveram a experiência de ter tido uma Ama. Ambas gostaram mais da Ama do que do Infantário onde mais tarde andaram. A Ama marcou-as mais porque lhes dava mais afecto e atenção, isto devido ao facto de ter menos crianças para cuidar.
A relação entre a criança e a Ama pode ser uma relação próxima e duradoura como aconteceu com a Sílvia e a Sara que ainda hoje mantém uma proximidade afectiva com as suas Amas.
As nossas colegas recordam o facto de haver um espaço próprio onde a Ama brincava com elas, dedicando-lhes tempo e afecto. Para além de serem poucas, as crianças de quem a Ama tomava conta, não tinham uma grande diferença de idade, o que facilitava o acompanhamento de cada um.
Quando as nossas colegas passaram para o Infantário, sentiram muito a falta do carinho e atenção que lhes era anteriormente dado pela Ama. O ambiente no Infantário era mais agitado devido ao elevado número de crianças, o que fazia com que as educadoras tivessem menos paciência e tempo para dedicar a cada criança.
Podemos concluir que as nossas colegas criaram um laço de amizade com as suas Amas que perdura até hoje.
Texto conjunto escrito na aula de Relações Interpessoais e revisto na aula de Português.

terça-feira, setembro 25, 2007

Despedidas e boas vindas

Queridos professores:

Gostaríamos de agradecer ao antigo Conselho de Turma tudo o que fizeram por nós e dar as boas vindas ao novo Conselho de Turma.
É com tristeza que nos despedimos dos antigos professores porque nos ensinaram muitas coisas e criámos com eles laços de amizade.
Professor João, nunca esqueceremos que sempre nos apoiou e nunca nos deixou ir abaixo nos momentos mais difíceis. Ainda hoje temos saudades dos sermões que nos dava quando estávamos mais preguiçosas e do sentido de humor que nos mantinha sempre bem dispostas.
Com a professora Paula Brandão, ficou-nos marcada a disciplina e as idas para a rua pelas nossas traquinices.
Professora Rosália Caixinha, nunca esqueceremos a sua boa disposição e o carinho pelas suas alunas.
Professora Bárbara Mestre, lembraremos sempre que nos mantinha sempre na linha e com respeito. Aprendemos muito na sua disciplina sobre saber estar.
Professora Ana Verdasca, não esqueceremos o esforço para aprendermos matemática.
Pela nossa parte comprometemo-nos a continuar o trabalho que connosco começaram.
Beijinhos para todos.