PESTINHAS

Nós somos do 2ºCEFA da Escola Secundária Augusto Cabrita, estamos no curso de Acompanhante de Crianças. Escolhemos este nome porque os professores dizem que somos umas pestinhas...e nós concordamos e achamos o mesmo dos professores =)

quinta-feira, outubro 11, 2007

O papel das educadoras no período de adaptação da criança na chegada ao infantário










No dia 10 de Outubro, recebemos a educadora Dosa do infantário “Parque dos Infantes”, para conversar connosco sobre “a entrada da criança no infantário e o período de adaptação”.
Dias antes, na aula de Babysitting, elaborámos varias questões acerca deste tema e que gostaríamos de ver respondidas por uma pessoa com muita experiência nesta área.
Ficámos a saber que:
- Quando os pais deixam os filhos pela primeira vez, no infantário, ficam ansiosos, nervosos e inseguros, mas quando se apercebem que a criança está bem, ficam mais descansados.

- Com a entrada no infantário, a criança passa sempre por um período de adaptação: o seu quotidiano passará a ser diferente, pois é como se tivesse um mundo novo a descobrir. Apesar disto, sente muito a falta dos pais e do “ninho”, tornando-se irrequieta e ansiosa.

- Neste período de adaptação, as educadoras dão uma especial atenção a cada criança, procurando que o novo espaço funcione como continuidade no âmbito familiar. O facto de os pais telefonarem para o infantário e falarem com os seus filhos, tranquiliza-os, tanto aos pais como aos filhos. É importante também a presença dos pais no infantário nos primeiros dias.

- As educadoras tentam integrar todas as crianças no grupo, procurando ganhar a sua confiança e melhorar a sua auto-estima.

- Nos casos em que as crianças são persistentemente indisciplinadas, deve-se perceber a causa dessa indisciplina e verificar se há algum problema familiar, se for esse o caso, devemos falar com a família para saber o que se passa e resolver o problema em conjunto.

- Todas as crianças devem compreender que as regras são para ser cumpridas, e não é a pô-las de castigo ou gritar com elas que lhes vamos fazer ver que estão erradas.

- No “Parque dos Infantes” há uma criança que é diferente, ela é portadora de síndrome de Down.
Os pais têm tido um papel fundamental, ajudando a educadora no acompanhamento da criança. As outras crianças faziam algumas perguntas sobre a diferença dela, mas ajudam-na sempre que ela precisa.

Podemos concluir que, com a ajuda da educadora, aprofundámos o nosso conhecimento
.
Texto conjunto e realizado nas aulas de Rint e Babysitting

5 Comments:

  • At 4:01 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei muito da sessão do dia 10. Acho que foi uma mais valia para o curso em que estamos. Ficámos a saber muito mais coisas do que sabíamos.

    Sandra Parrinha CEFA nº6

     
  • At 4:10 PM, Anonymous Anônimo said…

    axei a sessão do dia 10 mt interessante para o curso pk tudo o k aprendemos vai ser muito importante para o nosso futuro profissional.

    Sílvia Valente CEFA nº8

     
  • At 4:46 PM, Anonymous Anônimo said…

    Achei a sessão do dia 10 muito interessante e importante para a nossa vida profissional.A turma agradeçe à educadora Dosa a sua disponibilidade.
    Patrícia Melo

     
  • At 4:51 PM, Anonymous Anônimo said…

    Adorei a sessão do dia 10 fiquei a saber imensas coisas que considero importantes para a nossa vida profissional e não só é também importante para o nosso dia a dia e porque um dia todas seremos mães espero eu. nessa altura saberemos como reagir o que vai ser muito bom tanto pra nós como para as crianças...
    Ana Cláudia

     
  • At 10:43 PM, Blogger Paula Carriço said…

    Gostei de saber que a educadora Dosa participou numa sessão na vossa escola e como mãe de uma menina no Parque dos Infantes devo dizer que tudo se passa exactamente assim como foi descrito e que as coisas funcionam maravilhosamente. Obrigada.

     

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